Quando você está procurando um imóvel, geralmente se depara com diversas opções em diversos sites, mas será que essas ofertas e anúncios estão crescendo na mesma proporção do que a procura por imóveis?
Um relatório divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), reuniu dados de 162 municípios de todas as regiões do país e constatou que houve um aumento de vendas e lançamentos no Brasil, mostrando que a procura está subindo e as propriedades estão indo.
Segundo o blog EEmovel, as vendas de imóveis residenciais novos chegaram a 65.975 unidades. Em contrapartida, os lançamentos desse mesmo tipo de imóvel alcançaram 60.322, ou seja, 5.653 imóveis a menos do que a procura.
Quando o assunto é o estoque de imóveis na planta, em obras ou recém-construídos, obteve-se um resultado preocupante também. Foram 180.007 unidades, uma queda de 7,1% na comparação anual. Já o interesse e a venda desses imóveis no primeiro trimestre de 2021 subiu 7,2%.
Os dados no segundo semestre são um pouco mais otimistas, visto que os lançamentos de imóveis no segundo trimestre tiveram um aumento de 51,3%. Porém, ainda é importante ficar de olho, pois essa oferta está muito instável e desequilibrada.
O que pode estar causando isso?
Existe a possibilidade do aumento do dólar, em relação ao real, estar causando esse cenário. Isso porque os preços dos materiais e insumos da construção civil dispararam, prejudicando as construtoras e incorporadoras que geralmente possuem seus gastos estabelecidos.
Em contrapartida, as taxas de juros para financiamento devem estagnar. Não é esperado que a Selic aumente e alcance dois dígitos novamente. Além disso, hoje há diversas outras formas de financiar seu imóvel.
Para melhorar um pouco esse cenário, é preciso incentivar a retomada da economia, mas claro que respeitando a saúde e vida de todos!
No blog da Yamakawa você fica sempre atualizado com o mundo dos imóveis, desde dicas até o mercado imobiliário em si!
Acompanhe-nos e não perca nada!
O que você acha desse cenário do mercado imobiliário?