Já imaginou um estilo de decoração que une influências da arquitetura da Dinamarca, Suécia, Noruega e do Japão? Isso mesmo, o Japandi é a união entre conceitos de decoração escandinavo e o japonês, unindo principalmente elementos importantes desses dois universos, como a organização, a harmonia e o aconchego.
Quer conhecer mais desse estilo? Então acompanhe o texto e confira nossas dicas.
Como o Japandi foi criado?
O Japandi nasce da proposta de unir duas filosofias. A primeira, a Wabi Sabi, se trata de uma filosofia japonesa, conhecida por ser uma abrangente visão do mundo e que cultua a aceitação da imperfeição. A segunda ideia é o Hygge, conceito escandinavo para definir a sensação de aconchego e bem-estar.
Fazendo um mix dessas propostas, o Japandi muda o nosso olhar e tenta realçar a importância do conforto proporcionado pelos nossos lares. Para o Japandi, além da sensação de aconchego, é importante que a decoração transmita sensação de beleza e organização.
Como adotar o estilo Japandi no seu lar
O minimalismo é uma das características mais marcantes nesse estilo, trazendo consigo a simplicidade das linhas e formas, cores claras e materiais naturais rústicos. Aposte sem medo em móveis funcionais e versáteis com matérias-primas em madeira, bambu e vime. Descarte itens desnecessários e inclua artesanatos, peças e acessórios decorativos com texturas macias. Estofados em crochê, tricô, linho, algodão e afins marcam o estilo japandi e trazem um aconchego para o ambiente. Valorize a entrada de luz natural, trocando cortinas pesadas com as de tecidos mais leves. E claro, o que não pode faltar é o cantinho verde! Opte por apenas folhagens, como Espada de São Jorge, Peperômia, Ficus Lyrata, Hera, Zamioculca e afins.
Organização é a palavra-chave quando pensamos na decoração Japandi
Isso mesmo! Para manter a harmonia e serenidade que é a proposta desse tipo de decoração, a organização do ambiente é fundamental para captar a essência do Japandi. A simplicidade ajuda a manter o local bem organizado, portanto, é característica ter menos pertences acumulados em cima de prateleiras e móveis, usando apenas os mais funcionais ou minimalistas possíveis, tirando a poluição de informações de objetos que ficam à vista.
Agora que você já sabe como adotar o estilo Japandi, que tal repaginar a decoração da sua casa apostando nessa proposta aconchegante onde menos é mais, porém cheia de atitude e originalidade?