Nosso lar deve ser nosso abrigo, aquele lugar que nos sentimos seguros e acolhidos. É nesse ambiente que colecionamos bons momentos ao lado de quem mais amamos.
Quando se trata de apartamento, essa sensação de segurança aumenta, mas manter as janelas sem proteção pode acabar com essa tranquilidade, ainda mais se na sua casa tem crianças e pet.
Para te ajudar nessa, trouxemos um pouco mais sobre grades e telas de proteção, para você analisar seus benefícios e escolher qual a melhor opção para o seu lar, confira:
Importância de proteger a janela
Proteger sua janela pode ajudar você de diversas formas, como roubos, invasões e quedas. Em janelas mais baixas, é possível perceber uma maior escolha de grades, para impedir o acesso de possíveis assaltantes. Já em andares mais altos, onde o risco de invasão é menor, geralmente opta-se pelas telas, que vão impedir o risco maior nas alturas: a queda.
Porém, para escolher a melhor opção para manter você e sua família seguros, é necessário analisar um conjunto de fatores, como posição e tamanho da janela, tipo de proteção e a eficácia esperada.
Posição e tamanho da janela
O tamanho das janelas varia de propriedade para propriedade. Em casas essa variação pode ser maior, já em apartamentos esse tamanho costuma ser padronizado em todo edifício.
É importante ressaltar que a escolha do tamanho das janelas, principalmente em casas, deve ser muito bem pensado. Se as janelas ficam muito próximas à rua, é necessário um cuidado maior. Além disso, as janelas devem cumprir seu papel de permitir a entrada de luz e ventilação naturais e a visualização do exterior da casa, porém não é recomendado que as pessoas que passam na frente do imóvel vejam o movimento do lado de dentro.
Revise todos esses detalhes antes de escolher a proteção ideal para você.
Grade x tela
As duas são ótimas opções quando o assunto é segurança, porém cada uma conta com suas singularidades.
As telas são confeccionadas com nylon ou silicone e são as mais utilizadas em edifícios, que não contam com fácil acesso à rua e por serem mais altos que casas. O seu objetivo principal é proteger contra quedas, visto que seu material é facilmente cortado com tesouras ou facas.
Já as grades são soldadas e, geralmente, confeccionadas com ferro, o que dificulta o acesso até o interior da casa por estranhos. Porém, quando se trata de crianças e pets, é preciso se atentar no espaçamento entre os ferros da grade pois, se for muito grande, pode ser o suficiente para que eles passem no meio e o risco de queda é maior.
Benefícios das telas
- Costumam ter uma estética mais bonita;
- Fácil instalação e manutenção;
- Opção mais barata;
- Ótima opção para proteger de quedas;
- Em casos de emergência, é mais fácil para o resgate chegar até você pela janela.
Benefícios das grades
- Maior segurança contra assaltos e invasões;
- Mais resistente;
- Maior durabilidade, necessitando de menos manutenção;
Para escolher a melhor opção, avalie os fatores citados acima, levando em consideração seu objetivo e necessidade.
Gostou das dicas? Aqui no nosso blog você encontra tudo sobre casa, dicas, decoração, tendências e curiosidades!