Se você é amante das flores e está procurando uma forma de trazer mais vida para os seus ambientes, pode unir esses dois fatores que vão fazer a diferença na sua casa. Além da estética, as flores têm o poder de deixar o local mais alegre e podem até aumentar a sensação de bem-estar.
Para garantir essas vantagens para o seu ambiente, confira essas 5 dicas de como decorar seus ambientes com flores:
Varie na escolha
É importante que você varie as espécies de flores que irão compor cada ambiente, para que você não enjoe da decoração. Além da estética, essa dica é importante pois cada ambiente oferece uma incidência de luz e ventilação diferentes e a mesma espécie pode não se adaptar em ambientes diferentes.
Vasos
As flores são as protagonistas, mas os vasos são coadjuvantes importantíssimos para oferecer harmonia entre as plantas e a decoração local. Você pode escolher opções mais rústicas, como vasos de barro e madeiras ou mais sofisticados, como porcelana e cristal, por exemplo. Leve em consideração o que o ambiente exige e o que mais combina com a planta escolhida. Isso vale para as cores também.
Arranjo para cada cômodo
Como citamos anteriormente, uma mesma planta pode não se adaptar bem em ambientes distintos. Em ambientes como hall, banheiro corredor, que geralmente são locais mais minimalistas e clean, opte por pequenos arranjos.
Já em ambientes com maior imponência, é recomendado um arranjo maior com vasos mais marcantes, mas que não destoam da decoração. É o caso de salas de jantar, por exemplo.
Evite exageros
Em ambientes onde a decoração está mais carregada com cores e texturas, opte por flores mais delicadas e que não possuam cores intensas. Além disso, cuide com a quantidade de flores nos ambientes, é recomendado um arranjo por local.
3 principais flores indicadas
Orquídeas
As orquídeas são conhecidas por sua delicadeza e charme. São ótimas aliadas para a decoração de casa, mas devem ser posicionadas em ambientes com entrada de luz moderada, exageros ou falta fazem mal à flor.
O vaso mais recomendado para plantá-la são os de barro e cerâmica, pois possuem grande capacidade de absorção de água, evitando o acúmulo de umidade.
Begônia
As begônias são versáteis e decorativas e podem ser utilizadas tanto em ambientes externos quanto nos internos, porém é importante que elas estejam em constante umidade e recebam apenas luz indireta. Ela oferece diversas cores e estilos, sendo possível escolher a que mais se adapta ao seu estilo.
Violeta
As violetas são fáceis de serem cuidadas e, assim como as begônias, possuem uma variedade de cores. Elas não possuem um cheiro significativo, mas chamam atenção por suas colorações vívidas.
Essa espécie gosta de luz, prefere solos úmidos e se adaptam melhor em vasos de barro.
Agora que você já conferiu as melhores dicas e espécies para cultivar plantas e decorar os seus ambientes, é hora de colocar a mão na massa e conferir o resultado. Temos certeza de que vai se surpreender!